Redução da taxa Selic vai na direção correta, avalia Firjan
A Firjan acredita que a redução da taxa básica de juros vai na direção correta, estimulando o crescimento econômico sem correr o risco de perder o controle da inflação. Nesta quinta-feira (31/07), o Comitê de Política Monetária (Copom) definiu a taxa Selic em 6% ao ano, com redução de 0,50%.
Vale destacar que o baixo desempenho da economia brasileira, refletido na elevada capacidade ociosa das empresas e na alta taxa de desemprego, associado a um cenário externo favorável, com redução dos juros nas principais economias globais, atuam no sentido de aliviar as pressões sobre a inflação e suas expectativas, que seguem dentro da meta estabelecida. Além disso, a aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno na Câmara é um grande passo para redução do risco fiscal da economia brasileira.
No entanto, a Firjan reitera a necessidade da concretização da reforma previdenciária e ressalta a importância da inclusão de estados e municípios. A materialização dessas medidas e a permanente atuação responsável e transparente do Banco Central são fundamentais para a ancoragem das expectativas de inflação e a retomada sustentável do crescimento.
Fonte: Firjan